quarta-feira, 9 de março de 2016

Passeio de Domingo: Embu das Artes!

Eu, Priscilla Zapella, moradora da cidade de SP, confesso que ainda não tinha ido a Embu das Artes!! Ufa! Pronto, falei! rs
Brincadeiras à parte, eu e meu marido começamos a fazer alguns passeios a cidades próximas de SP para aproveitar mais o domingo que na maioria das vezes costumava ser preguiçoso! :) Quando conseguimos juntar os amigos, fica melhor ainda.

Igreja Nossa Sra do Rosário (Museu de Arte Sacra) Foto: Janete Baffa

Saímos de SP às 10h30 e chegamos a Embu 1 hora depois. Procuramos um estacionamento próximo à Feira de Artes e acabamos parando num lava-rápido/estacionamento que cobrava o preço único de R$ 20,00. Quando retornamos às 15h00 para pegar o carro, não tinha mais lugar para um alfinete naquele estacionamento, lotadíssimo!

Para que você tenha um passeio agradável, sugiro que chegue até no máximo às 11h00. Assim conseguirá estacionar o seu carro tranquilamente, circular pela feira de artes sem muita muvuca, almoçar entre 12h00 e 13h00 sem espera de mesa. Após às 14h00, a cidade, a feira e os restaurantes ficam lotados!
Capela São Lázaro Foto: Janete Baffa

Gostei muito da feira de artes, as barracas exibem coisas bem diferentes e as lojas que rodeiam a feira vendem muitas coisas bonitas, como móveis e artigos de decoração. Na Artejã (Rua Nossa Sra do Rosário, 34) comprei um quadrinho que retratava um banheiro em miniatura! :) Paguei R$ 35,00. Comprei um fio com berloques e pingentes diversos para pendurar na cortina do meu quarto numa barraca da feira, paguei R$ 15,00. Minha amiga achou em outra barraca um brinquedo para a afilhada dela que era um cabo de vassoura com um passarinho com rodas. Conforme você movimenta o passarinho, ele bate as asas! Brinquedo antigo de quem tem mais de 30 anos! rsrs! Se não me engano ela pagou R$ 15,00. Depois de comprar, passamos por outra barraca que tinha um brinquedo parecidíssimo, mas ao invés de um passarinho, era a Galinha Pintadinha! Era uma fofura!! :)

Vimos um artesão esculpindo um totem muito bonito e paramos para tirar uma foto do trabalho dele. Resolvemos fazer um lanchinho e então paramos em uma famosa barraca de acarajé de uma baiana que está há 40 anos na cidade de Embu. Eu na verdade, pedi uma empada de camarão, mas meu marido encarou o acarajé! A empadinha estava gostosa e custou R$ 3,50, já o acarajé, meu marido achou um pouco sem gosto, sem tempero. Pagamos R$ 10,00.

Depois deste lanchinho, andamos mais um pouco pela feira e acabamos caindo na feira de filhotes e vimos muitos cachorros e gatos que estavam à venda. Alguns stands possuíam cartazes informando que os animais tinham pedigree e outros cartazes continham informação sobre o criador dos cães.

A venda de animais é um tema polêmico e eu sinceramente não compraria um cão ou gato. Com tantos animais abandonados e que podem ser adotados, se tivesse que escolher um animal para ser meu companheiro, seria por meio de uma feira de adoção. Mas... há muitas pessoas que se interessam em comprar cães, principalmente os de raça, e nesta feira de animais é o que há, fofíssimos filhotes de raça.

Contando com uns 20 expositores, a Feira de Animais estava cheia, mas acho que as pessoas mais olhavam do que compravam. Aparentemente os animais estavam bem instalados. A feira acontece ao ar livre, ficando somente os expositores e animais numa parte coberta. Há uma lanchonete no fim do espaço onde acontece o evento. Caso você tenha interesse em comprar um filhote, sugiro que pesquise e visite o criadouro para verificar se os animais são bem tratados.

Loja de artesanato. Foto: Janete Baffa

Perto da feira de filhotes, tinha um artesão que fazia uma girafas coloridas de pernas bem finas e compridas com tênis nas patas!! Era muito engraçado! rsrs Entramos em algumas lojas de artesanato e paramos para almoçar no restaurante O Garimpo (Rua da Matriz, 136). Eu, meu marido e um casal de amigos subimos a ladeira e entramos no restaurante. Queríamos ficar na parte de fora e só havia duas mesas disponíveis: na frente do músico ou na porta de entrada. Bom, fomos para a porta, pois senão ninguém da mesa conversava.

O restaurante tem diversos pratos e porções. Escolhemos a culinária alemã para o nosso almoço. Pedimos um trio de salsichas acompanhadas de pão francês para petiscar e o prato principal foi uma coletânea de pratos alemães: Eisenbahn, salsichas, um tipo de bisteca, chucrute e batata cozida! Serviu muito bem 4 pessoas e ainda sobrou alguma coisinha. Para beber, todos da mesa tomaram chope, vários! :)
Gostamos bastante da comida! Ficou uns R$ 100,00 por casal. O atendimento foi bom, voltaria em outra oportunidade para conhecer mais pratos e aproveitar algum show.
Obs: dedinhos na foto da minha amiga Dani, do marido Roberto e do Alvaro! rs

Para finalizar nossa visita a Embu, paramos no FlorBela Café (Rua Nossa Sra do Rosário, 64) e alguns tomaram café e outros tomaram sorvete! :) O café é muito pequeno, bem decorado e apinhado de gente! O que atrai tantas pessoas até o local é o café da marca Braúna e Octávio, sinônimos de qualidade. Conseguimos uma mesa bem no centro do café e meu marido e nossos amigos pediram cafés. Como eu não gosto muito, pedi um sorvete de doce de leite da Diletto.
Esses cafés especiais possuem um valor bem elevado, mas como não é todo dia que se toma um café desses, vale a pena experimentar.

Tivemos um dia muito agradável e por volta das 15h00 já estávamos voltando para SP.
Quem ainda não conhece a Feira de Artes de Embu, sugiro que vá rapidinho, é muito boa! Eu já deveria ter ido há muito tempo!! :)

A Feira de Artes acontece todos os fins de semana (domingo é mais completa), para mais informações consulte o site de turismo da cidade de Embu: http://embudasartes.tur.br/index.php?feira-de-embu-das-artes