sexta-feira, 15 de março de 2013

Aprenda a fazer esta deliciosa receita de Karê!


Quando morei no Japão há quase 13 anos, conheci e adorei o Karê, um prato a base de curry com legumes e carne. O curry é um ingrediente de origem indiana totalmente difundido no Japão e há casas que são especialistas nesse prato. Na Sony, empresa que eu trabalhava, serviam todos os dias Karê, mas cada dia com ingredientes diferentes. Faziam com anéis de lula, carne com batata e cenoura e o meu preferido: carne moída com pequenos pedacinhos de pimenta malagueta! Chama o bombeiro! :) Ele é servido com arroz branco, de preferência com gohan, o arroz japonês.

Chegando ao Brasil comecei a frequentar as lojas que vendem produtos japoneses no bairro da Liberdade e encontrei tabletes prontos para fazer Karê! São práticos, rápidos e são uma delícia! Já faço Karê há muito tempo com este tablete e gosto dele bem apimentado, compro sempre o nível 5, mas há outros mais fracos. Fica a seu critério! :)
Delicioso prato de karê! :)

Receita para 4 pessoas de Karê com carne moída, abobrinha, cenoura e cebola.

- 2 quadradinhos de preparo para Karê (eu uso o da marca Golden Curry - S&B);
- 500 g de carne moída refogada;
- 2 cenouras médias cortadas em rodelas médias;
- 1 abobrinha média picada em pedaços pequenos;
- 1 cebola grande

Corte os legumes e ponha a cenoura e a abobrinha para cozinhar em água fervente por uns 10 minutos. Retire do fogo, escorra os legumes e reserve. Aproveite e guarde a água dos legumes, ela servirá para diluir os tabletes de Karê, fica mais nutritivo! Refogue a carne moída como de seu costume e reserve. Corte uma cebola em pétalas e reserve.

Aqueça uma panela média, coloque os 2 quadradinhos de preparo para karê na panela e adicione de 6 a 8 conchas com a água dos legumes à panela. Comece a mexer para dissolver os tabletes. A quantidade de água que é posta na panela vai definir se o caldo ficará mais encorpado e mais apimentado. Se você colocar muita água o caldo ficará mais ralo e fraco. Deixe ferver por alguns minutos e adicione a cenoura e a abobrinha, deixe apurar por uns 4 minutos e adicione a carne moída refogada à panela. Mexa bem e deixe apurar por mais alguns minutos. Para finalizar, adicione as pétalas de cebola, mexa mais um pouco e deixe por mais 5 minutos no fogo. Apague o fogo e deixe apurar por uns 10 a 15 minutos antes de servir.

Sirva o Karê com arroz branco. Eu também componho o prato com ovos cozidos, eles ficam muito bons com o Karê.

Você poderá comprar o tablete para Karê em lojas da Liberdade como a Marukai, mas também já vi vendendo em alguns supermercados como o Sonda e o Hirota. A caixa com 220g custa R$ 14,00 na Marukai.
Caixa de 220g com tabletes p/preparo de Karê

Você pode fazer com outros ingredientes como filé mignon, peito de frango e batata por exemplo, pois o caldo será sempre o mesmo.

Espero que gostem! Bom apetite!! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário