terça-feira, 11 de junho de 2013

Um domingo na cidade de Santos - SP! :)

Com vontade de fazer algo diferente no domingo, eu e o Alvaro fomos até Santos para caminhar, almoçar e depois tomar um café especial na cafeteria do Museu do Café!

Saímos de SP às 10h30 e chegamos a Santos pela Rodovia dos Imigrantes. Levamos uns 50 minutos para chegar lá, estava tranquilo. Não encontramos vagas para estacionar na rua, então colocamos o carro em um estacionamento, pagamos R$ 10,00 por 3 horas na região.

Caminhamos bastante no calçadão e nossa parada final foi na Ponta da Praia. Gostei bastante, tiramos fotos do Deck e ao fundo o Forte Augusto, atual Museu da Pesca! Vimos cachorros felizes e molhados com chinelos na boca e muitos prédios tortos! rsrs :)

Ponta da Praia - Santos! Deck dos pescadores e lá no fundinho o Museu da Pesca!

O Aquário de Santos (Av. Bartolomeu de Gusmão, s/n) também fica nesta região e como fomos há uns dois anos não repetimos a visita, mas vale muito a pena conhecer e se encantar com os peixinhos! :) Alguns bons restaurantes também ficam na região e escolhemos o Estuário para almoçar! Alguns quiosques estão passando por reformas, então vários pontos do calçadão estão interditados, é incômodo, mas espero que após a reforma os quiosques fiquem bons, gostaria de ver algum quiosque realmente bonito e com estilo, sabe? Aquele que dá vontade de entrar. Vamos ver! ;)

O Restaurante Estuário (Av. Bartolomeu de Gusmão, 165) fica bem pertinho do Aquário e tem 25 anos de história na cidade de Santos. Frequentado por muitas famílias, o restaurante não é muito grande e tem garçons prestativos e simpáticos. O cardápio com peixes e frutos do mar é enorme, ficamos indecisos sobre o que pedir!! rs Para quem está em grupo e não gosta de peixe, pode ficar tranquilo, pois também tem carne e frango no cardápio! Acabamos escolhendo o Badejo à Belle Meunière: badejo com pequenos camarões, champignon, alcaparras, batatas cozidas e arroz branco. As porções são grandes, meia porção dá tranquilamente para duas pessoas. E os garçons avisam antes, isso é bom! O preço assusta um pouco, esse prato custou R$ 124,00. E a paella que vimos no cardápio? R$ 330,00 e serve 3 pessoas, ou seja R$ 110,00 por pessoa! :0  Demorou apenas 15 minutos para chegar à mesa e o prato estava bonito e cheiroso! :) Peixe fresco e comida saborosa, comemos todo o peixe, mas sobraram algumas batatas e um pouco de arroz. Para acompanhar pedimos uma cerveja Serra Malte que estava geladíssima, ótimo!

Restaurante Estuário: Badejo à Belle Meunière
A conta com o serviço ficou R$ 152,00. Aceitam cartões de crédito. Pedimos a NF e voltamos ao estacionamento para pegar o carro e irmos até o Museu do Café. Outro ponto difícil para estacionar o carro e aos domingos fica mais difícil ainda achar um estacionamento aberto. Acabamos conseguindo uma vaga na rua de cima do museu. As ruas são de paralelepípedo e bem estreitas.

Museu do Café: Saguão onde eram realizadas as negociações.
O Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95 - Centro) fica no antigo palácio da Bolsa Oficial do Café. O Palácio de 1922 centralizou, organizou e controlou o mercado de café brasileiro da época. Foi restaurado em 1998 e no ano de 2000 se tornou o Museu do Café, mostrando a trajetória do café em nosso país. O prédio é lindo e o ingresso custa apenas R$ 5,00. Logo na entrada, do lado direito há a Cafeteria do Museu (não precisa comprar o ingresso para ir até a Cafeteria), onde você pode tomar um bom café, comer um lanchinho e comprar pó de café moído na hora para levar para a sua casa ou de presente para aquela pessoa apaixonada por café! Há vários tipos à venda: o Alta Mogiana, o Cerrado de Minas, o Sul de Minas, o Bourbon Amarelo, o Café Orgânico e o caro e exótico Café do Jacu (R$ 20,00 uma xícara pequena e 250 g de pó por R$ 300,00!!). Estava bem cheia neste domingo e tivemos que esperar uns 10 minutos para sermos atendidos. O Alvaro pediu um café Bourbon Amarelo a R$ 9,90 e eu pedi um pastel de Belém R$ 4,50 e um Chocolate Gelado, R$ 6,50. Levamos também 250 g de pó do Alta Mogiana para avó do Alvaro.

Museu do Café: Estivador
Consegui uma mesa na parte de fora e logo chegaram os pedidos. O café do Alvaro estava ótimo, bem tirado e com um sabor marcante. O chocolate gelado também estava ótimo, um copo de 300 ml feito com leite e chocolate meio amargo batido! Já o pastel de Belém estava péssimo!! :) Frio, murcho e sem gosto! :( Para quem já comeu o original, foi uma total decepção!! Bom, percebemos que são fortes realmente nas bebidas, no que realmente importa, o café! :)

Um dos tipos de grãos vendidos na Cafeteria do Museu. Foto retirada do site do Museu do Café.
Ótimo passeio para fazer no fim de semana, às 17h00 já estávamos em SP.

Coloco abaixo o site dos estabelecimentos para tirar eventuais dúvidas! Um abraço e até o próximo post! :)